10 de dezembro de 2012

Porquê o Livro impresso é Melhor?


Ler no meio impresso ainda tem muitas vantagens como manusear o texto de forma mais livre e ter uma leitura mais confortável devido à tinta física (a “tinta eletrônica” cansa a vista depois de um tempo). Agora, uma pesquisa feita pela consultoria Nielsen Norman Group verificou que a leitura em livros impressos também é mais rápida que no iPad ou no Kindle 2.
As 24 pessoas que participaram da pesquisa leram, em média 6,2% mais devagar  no iPad que no meio impresso e 10,7% no teste feio com o Kindle 2. Para a pesquisa, foram escolhidos contos de Ernest Hemingway, segundo a consultoria, por o autor usar uma linguagem “prazerosa e cativante”.
Feito os testes, os leitores deram nota para cada plataforma de leitura. Em uma escala que ia de 0 a 7, livro impresso, iPad e Kindle ficaram, respectivamente, com 5,8, 5,7 e 5,6. O desktop ficou com 3,6, muito devido ao fato que lembrava as pessoas de seu ambiente de trabalho.

Por Fernando Martines



O Livro impresso Vai Acabar ?

Bellei (2002) ao analisar o pensamento de Birkets afirma que o possível desaparecimento do livro envolveria não apenas a mudança do suporte, mas toda uma despersonalização do ser humano como ser pensante, e o tornaria totalmente dependente da parafernália eletrônica.

Segundo Paulino (2009)

Marshall McLuhan afirmou que o fim do livro ocorreria na década de 80, do século passado. Entretanto, o livro impresso, apoiado na grande indústria do papel, continua a existir e movimentar grandes montantes em vendas anuais no mundo inteiro. Ele tem um público fiel que possivelmente vai resistir e existir concomitantemente ao acesso eletrônico.Esse temor remete ao medo que surgiu com a chegada do cinema e da televisão nas artes. E apesar de tudo, todos resistiram e coexistem na sociedade.

De acordo com Paulino (2009) O livro impresso se sente ameaçado pelo livro eletrônico, porém pode-se perceber que apesar do surgimento do ebook, o fim do livro impresso está distante de ocorrer. O que ocorre é uma volta às origens, a busca pelo belo que denominava os exemplares antigos. O livro está sendo visto como objeto de arte. Dessa forma ele está garantido como algo digno de apreciação e reconhecimento.
Segundo Chatier (1998) o livro eletrônico não anulará o livro impresso o que existirá é uma coexistência entre as duas formas do livro e os três modos de inscrição e de comunicação de textos: o manuscrito, o impresso e o eletrônico.
Ainda segundo Chatier (1998)“O texto eletrônico promete a universal disponibilidade de todos os textos escritos, de todos os livros publicados, assim agora ele poderá dar vida ao sonho de Alexadria. E também o leitor poderá contribuir e escrever no próprio livro, portanto, na biblioteca sem muro da escrita eletrônica”


Segue abaixo 10 motivos indicando porquê os livros Impressos são melhores que os digitais:

1-Estimula os sentidos
2-Estimula a curiosidade
3-Quase eternos
4-Concentração
5-Bom presente (O mercado cresce cada vez mais)
6- Portabilidade
7-Não agride o meio ambiente
8-É cultura.


9 - O livro te convida: Não sei se com outros acontece o mesmo, mas o fato é que nenhum e-book é capaz de chamar seu leitor para a leitura como um livro impresso. O e-book é silenciado quando seus aparelhos estão em off, o que jamais acontece com um livro impresso. Ele pode estar em seu lugar na estante, ou jogado sobre uma mesa, ou outro lugar, e é você passar por ele, e é chamado para leitura. Um mínimo deslize seu contemplando sua capa, e pronto deixa o que ia fazer, e recomeça a leitura;


10- Texto de forma mais Livre









Link do Livro Digital

Prezados Colegas,

Tem um livro digital disponível, No caso é o livro que o  Professor Fernando menciona em um dos e-mails, quem quiser dar uma conferida segue abaixo o Link.


Vejam este livro digital.
Foi lançado semana passada.


E tem um artigo que o Prof. Fernando é autor.





Juscelino Bandeira
Matheus Gusmão

O que é Tecnologia Assistiva?


Conceito

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).
No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva:"Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República).
O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394, S.2432). Compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.





Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
  • Recursos
    Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.



  • Serviços
    São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos. 
    Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como:
  • Fisioterapia
  • Terapia ocupacional
  • Fonoaudiologia
  • Educação
  • Psicologia
  • Enfermagem
  • Medicina
  • Engenharia
  • Arquitetura
  • Design
  • Técnicos de muitas outras especialidades
Encontramos também terminologias diferentes que aparecem como sinônimos da Tecnologia Assistiva, tais como “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia de Apoio“, “Tecnologia Adaptativa” e “Adaptações”.




O que é a comunicação alternativa?

A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilida


Atuação da Tecnologia Assistiva

A Tecnologia Assistiva visa melhorar a FUNCIONALIDADE de pessoas com deficiência. O termo funcionalidade deve ser entendido num sentido maior do que habilidade em realizar tarefa de interesse.
Segundo a CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, o modelo de intervenção para a funcionalidade deve ser BIOPSICOSSOCIAL e diz respeito à avaliação e intervenção em:
  • Funções e estruturas do corpo - DEFICIÊNCIA
  • Atividades e participação - Limitações de atividades e de participação.
  • Fatores Contextuais - Ambientais e pessoais
Para conhecer melhor a CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade e os conceitos emitidos pela OMS - Organização Mundial da Saúde, clique em www.deb.min-edu.pt/fichdown/ensinoespecial/CIF1.pdfde de falar e/ou escrever.





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