13 de dezembro de 2012

Campos de Atuação do Pedagogo



O pedagogo pode exercer a docência em escolas que ofertam Educação Infantil, Educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental (escolarização de crianças, jovens e adultos, Educação Inclusiva), disciplinas pedagógicas para a formação de Professores, no nível Médio, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar.
Há outros espaços de atuação para o pedagogo, a saber:


  • Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não - escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação; 
  • Coordenação pedagógica nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • Assessoria pedagógica;
  • Direção e vice-direção de escolas da rede pública e particular, após a conclusão do curso;
  • Direção e Coordenação de Diretorias Regionais e/ou Órgãos Municipais de Educação do sistema público estadual e municipal;
  • Coordenador ou Assessor de planejamento pedagógico em espaços não escolares, para trabalhadores, jovens, crianças e adolescentes em situação de risco social;

Esse é o vasto campo de atuação fomentado na formação do egresso do curso de Pedagogia da Universidade.

Pedagogia Empresarial:

pedagogo  como instrumento de educação na empresa tem capacidade e os conhecimento necessários para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial. Este profissional possui competências para trabalhar na área de recursos humanos.
A pedagogia vive a procura de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, apropriação de conhecimentos, tendo como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto pessoal.
Portanto em função de toda a mudança, ocorre à necessidade do pedagogo se tornar uma pessoa critica e visionária capaz de se adaptar a mudanças, mais flexível, e que contribua efetivamente para o processo empresarial, com  objetivo primordial de se apresentar de forma prática e teórica a função da área de treinamento e desenvolvimento de pessoal, bem como sua utilização para alcançar objetivos organizacionais. Transmitir técnicas de levantamento de necessidades, elaboração, mensuração, programas de treinamento. E também compreender e elaborar formas de mensurar resultados em treinamento e desenvolvimento.
O maior patrimônio da empresa é o ser humano por este motivo o foco maior é a gestão de pessoas. Nesses últimos tempos os lideres estão mais prudentes e dando mais valor aos seus colaboradores e a empresa.



O que se pode observar claramente é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos. Cabe a este profissional provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucratividades.
Contudo, o pedagogo e a empresa fazem uma ótima combinação.

Pedagogia Hospitalar:



pedagogia hospitalar busca oferecer assessoria, atendimento emocional e humanístico tanto para o paciente como para o familiar que, muitas vezes, apresentam problemas de ordem psicoafetiva que podem prejudicar na adaptação no espaço hospitalar. Ela acontece quando crianças ou jovens ficam internados por um longo período perdendo aulas. O pedagogo prepara o conteúdo e, dentro do próprio hospital, realiza as atividades propostas de forma adequada a cada paciente, para que o fato de estarem hospitalizadas não seja ainda mais doloroso e acabe prejudicando tanto sua saúde quanto seus estudos.



A prática do pedagogo se dá através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos no hospital.ação, pois em tempos modernos ambos têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos com competências para tal função.
O pedagogo empresarial necessita de uma formação filosófica, humanística e técnicas solidas. Sabendo que seu foco deve estar direcionado para as partes descritas, empregadores e empregados; ele ainda interage com todos os níveis hierárquicos, promovendo ações de reciprocidade, de trocas mutuas, através de suas ações de humanização.



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_hospitalar
http://www.infoescola.com/profissoes/pedagogia-empresarial/